segunda-feira, setembro 30, 2013

'Urbanismo e Alterações Climáticas'


Assunto: 02 de outubro: 'Urbanismo e Alterações Climáticas' no "Às quartas, às 17h00, na APA"

Ilustres:

No próximo dia 02 de Outubro, pelas 17h00, na Agência Portuguesa do Ambiente, João Pedro Costa, Arquiteto, apresentará o livro Urbanismo e adaptação às alterações climáticas.

A adaptação às alterações climáticas é uma agenda emergente. À medida que a comunidade científica avança com cenários de transformação do clima a médio e longo prazo, as ciências do território são confrontadas com a necessidade de avaliar as suas consequências e de as incorporar no processo de planeamento. Mais do que novas realidades estáveis, o encontro entre estas áreas do saber, interdisciplinares, vem concretizar o planeamento e projeto no contexto de incerteza que caracteriza a terceira modernidade.

Esta obra foca-se nas frentes de água, um campo suficiente para introduzir a nova problemática. Suportados por uma leitura de casos internacionais e complementados por uma primeira aproximação à realidade em Lisboa, são propostos oito desafios para o cruzamento de disciplinas na cidade e no território.
O encontro do urbanismo com a adaptação às alterações climáticas está no terreno e faz-se acompanhar de várias questões.
É ainda tempo de olhar para o lado?

João Pedro Teixeira de Abreu Costa (Lisboa, 1970) é arquiteto, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e professor visitante da Universidade de Barcelona. É diretor do Jornal Arquitecturas, que fundou em 2005, e autor de diversas publicações, publicando o seu segundo livro com os Livros Horizonte, na sequência do Bairro de Alvalade – um paradigma no urbanismo português, que vai na sua 4ª edição.

Informações relativas a este evento, incluindo as sucessivas apresentações, encontram-se disponíveis no site da Agência Portuguesa do Ambiente, podendo-se aceder, diretamente, através do link seguinte:
O próximo convidado será convidado será Maria João Pereira (09 de Outubro) que apresentará o tema Morcegos - infindável diversidade ecológica.
Estas conferências são abertas a todo o público interessado, decorrem no auditório da APA, Av. Almirante Gago Coutinho, 30, em Lisboa e não necessitam de inscrição prévia.

Cordialmente
Francisco Teixeira
Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental
cid:image006.jpg@01CEBBA9.14FC0190
PORTUGUESE ENVIRONMENT AGENCY
Rua da Murgueira, 9/9ª Zambujal
Ap. 75 85 2611-865 AMADORA PORTUGAL
Tel: (351) 21 472 83 00  Fax: (351)21 472 14 57
P Pense bem se tem mesmo de imprimir este e-mail.

Nenhum comentário: