sexta-feira, julho 11, 2008

Projeto de Educação Ambiental na CPLP em Portugal

Entre os dias 30 de Junho e 5 de Julho, o Projeto de EA na CPLP teve várias reuniões em Lisboa, com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), com o Secretariado Executivo da CPLP, com o Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves (CEABN) e com o Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento (Centrop), a fim de resolver questões de tramitação do Projeto e se avaliar a viabilidade de se ampliarem as parcerias institucionais entre o Departamento de Educação Ambiental e aquelas entidades. Discutiu-se a cessão de materiais e a formação de educadores ambientais para participarem junto às Salas Verdes dos países CPLP.


Houve também encontro com representante da empresa Fujitsu-Siemens, para se desenhar uma estratégia de se baratear o custo de aquisição dos computadores para se instalarem nas Salas Verdes CPLP.

Foi feita uma apresentação no Instituto Superior de Agronomia do Projeto, com representantes da Direção, da docência e vários estudantes portugueses e africanos, dando margem a uma ampla discussão sobre como o contexto econômico, social, cultural, ambiental e político de vários países pode potencializar ações do Projeto, ao mesmo tempo em que ele se torna em instrumento de empoderamento, de cidadania, de desenvolvimento, emergindo desde uma sociedade crítica, emancipada.

As publicações “Encontros e Caminhos”, vol. I e II, bem como “Viveiros educadores”, foram cedidos à Biblioteca do Instituto Superior de Agronomia, que durante cinco anos alojou, no seu CEABN, um Projeto de Educação Ambiental orientado para a população escolar da área metropolitana da Grande Lisboa e subordinado ao tema “O Mundo Rural e a Conservação da Natureza”.

Nenhum comentário: