quarta-feira, março 30, 2016

Grupo de formandos faz campanha de recolha seletiva na praia da Escadinha em Bubaque, Guiné-Bissau

Ao todo foram recolhidos 17 sacos de lixo. Banhistas participaram, de forma espontânea, na ação de limpeza.
No dia 23 de março cerca de 40 formandos e dois formadores da ASPEA promoveram numa campanha de recolha seletiva de resíduos no litoral da praia da Escadinha, em Bubaque, Guiné-Bissau. Denominada “Praia Limpa, Corpo Saudável”, a campanha ocorreu no âmbito do 1º Curso de Formação de Técnicos ligados a Zona Costeira Marinha no domínio de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado e Transportes da Guiné-Bissau, através do Instituto Marítimo e Portuário, em parceria com a ASPEA e o apoio da REDELUSO Guiné-Bissau.
De referir que o grupo elegeu a praia de Escadinha por ser o local onde se viria a realizar o Festival Internacional de Música de Bubaque 2016, que decorreu entre os dias 25 e 27 de março. Esta ação realizou-se com o propósito de sensibilizar os usuários e participantes a pautarem por comportamentos cívicos de boas práticas ambientais como forma de contribuir para a existência de um ambiente saudável.
Realça-se que, mal o grupo chegou à praia, os banhistas muito positivamente reagiram e aderiram ao processo, principalmente os jovens, começando a recolher latas, garrafas, plásticos e outros resíduos.
Entretanto, em jeito de sensibilização, alguns dos formandos promoveram na praia pequenas palestras espontâneas com o propósito de informar os banhistas sobre os comportamentos que devem ter com os lixos que são produzidos durante os dias do Festival.
Depois, no fim da atividade de recolha de lixo, com o apoio da ONG ADEMA, os formandos tiveram o apoio de um pequeno trator para recolha do lixo que foi levado para local apropriado onde fazem separação das garrafas para serem reutilizadas no enchimento de óleo de palma e vinho de caju ou recicladas na utilização de blocos para construção e as latas para reciclagem dando origem a caçarolas.
Ao todo foram recolhidos 17 sacos de lixo, sendo sete sacos com plásticos, cinco com latas, quatro com garrafas e vidros e um saco com pilhas.
  

Nenhum comentário: