quinta-feira, março 26, 2009

Abertura do Circuito Tela Verde


O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – (DEA/SAIC/MMA) e o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do audiovisual (SAV/MinC), realizarão, às 10 horas do dia 17 de abril, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), a Abertura do Circuito Tela Verde e o Lançamento do Edital de Curtas de Animação.

O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes etc. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes oferecem um mosaico de opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros das comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.

Cada estrutura educadora cadastrada no Circuito receberá um kit contendo: DVDs, material para divulgação e um guia passo a passo para organização e avaliação da mostra. Após exibição, o kit deverá compor o acervo do espaço exibidor, ou de outro espaço público indicado pela instituição responsável pela exibição. Durante o período que antecede a mostra, bem como o de sua exibição, os espaços contarão com o blog do Circuito Tela Verde como apoio. Nele, serão disponibilizados o conteúdo do kit, informações e questionário para a avaliação da mostra e materiais que servem de base para as discussões.

Esta é uma primeira versão de um circuito de exibição de filmes ambientais que esperamos repetir por mais vezes, revelando a diversidade dos olhares sobre a questão ambiental.

O Circuito Tela Verde é uma das ações de educomunicação do DEA/MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental e em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99).

Para saber mais acesse: http://circuitotelaverde.blogspot.com/

Coleciona n. 5: país insular da CPLP recebe destaque no FSM


Acesse: http://coleciona-ea.blogspot.com/

O Fórum Social Mundial, que decorreu em Belém do Pará, Brasil, entre os dias 27 de janeiro e 01 de fevereiro, teve um dos países da CPLP representando o continente africano em uma de suas políticas ambientais - a Agenda 21.

São Tomé e Príncipe foi incluído no painel "Compromisso pela sustentabilidade no mundo globalizado", expôs potencialidades e fragilidades da implementação de algumas das áreas programáticas da Agenda 21 nos países africanos, e reforçou o papel determinante da cooperação internacional em apoiar os países em seus esforços individuais de desenvolvimento coerente com a temática ambiental.

Desta forma a educação ambiental continua promovendo reflexões conceituais, metodológicas e operacionais para ações locais, regionais, nacionais e transnacionais, em atores sociais de distintos setores, valorizando a construção e o intercâmbio de valores que concorram para o exercício das responsabilidades comuns e partilhadas, por um mundo melhor.